HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE DAVID CANABARRO

A origem do município de David Canabarro remonta à segunda metade do século XIX, quando iniciou-se o povoamento da área hoje delimitada em seu território oficial.

Nesse período, alguns posseiros alemães e luso-brasileiros fixaram-se em vários pontos isolados, estabeleceram os limites das áreas ocupadas e encaminharam a legitimação de suas terras, alguns ainda na época do império.Cidade 1963

Com a proclamação da república brasileira, o processo continuou cada vez mais freqüente, até a década de 1930, quando intensificou-se uma corrente migratória, proveniente das primeiras colônias italianas, como as de Caxias do Sul, Alfredo Chaves, Antonio Prado, Nova Bassano e Guaporé.

A partir dessa expansão colonial, foram surgindo os núcleos comunitários, formados a partir da construção de uma capela, construída logo que os colonos se estabeleciam, ao longo das picadas abertas na mata.

Com a exploração da madeira nobre dos pinheirais pelas serrarias que se instalaram em vários pontos do território, começa o desenvolvimento da agricultura colonial, realidade que permanece até hoje no município.Instalação da Paróquia  1944

As primeiras localidades que começaram a se formar foram: Santo Antonio do Carreiro, no final do século XIX, Nossa Senhora do Rosário no ano de 1912 e São Sebastião na década de 1920. E a partir da década de 1930, as demais comunidades.

Consolidados os núcleos comunitários, todos eles ligados à atividade econômica da agricultura, um deles passa a delinear-se como a futura cidade de David Canabarro, especialmente com a criação da Paróquia da Sagrada Família, no ano de 1944, denominada de Sede Trinta e Cinco.

Com isso, o comércio, algumas pequenas indústrias e alguns serviços, como o cartório de registro de pessoas e documentos e alguns pequenos hotéis, por exemplo, foram fortalecendo o núcleo urbano.

Sua evolução geopolítica parte da criação dos municípios de Rio Pardo em 1809, de Cruz Alta em 1821 e de Passo Fundo em 1857, cujos territórios incluíam o atual município de David Canabarro.Prefeitura

As denominações do lugar incluem: Serra do Carreiro até o ano de 1935, quando passou a ser denominada Sede Trinta e Cinco, Vila Augusto César, alguns anos antes de 1950, principalmente adotado pelos padres missionários mas sem respaldo popular e David Canabarro, a partir de sua emancipação.

Em 1950, através da Lei Municipal 152, foi criado o Distrito de Trinta e Cinco, com a instalação da Sub-Prefeitura do município de Passo Fundo.

Em 1964 inicia-se o processo de emancipação político-administrativa, culminando com a criação do município de David Canabarro, pela Lei Estadual 5.196, de 28 de Dezembro de 1965.Cidade 1972

A instalação do município de David Canabarro, aconteceu em 29 de Maio de 1966, data oficialmente comemorada como o dia do município.

Fonte: MARCHEZI, Genuir Luiz. David Canabarro: Sua Terra, Sua Gente, Sua História. Porto Alegre: EST Edições, 2006.

BIOGRAFIA DO PATRONO DAVID CANABARRO

David José Martins, mais conhecido como David Canabarro, foi militar brasileiro, nascido em Taquari, província do Rio Grande do Sul em 22 de agosto de 1796.

Mais tarde mudou o nome, passando a se chamar David Canabarro, nome com o qual passou à história conforme podemos perceber na minissérie a Casa das Setes Mulheres.
Ante as constantes lutas que assolaram o território gaúcho no período, em especial na fronteira. Como soldado pelejador em prol da anexação da Banda Oriental, início do século XIX, Canabarro recebeu o batismo de fogo.
Sua bravura fez com que fosse promovido ao posto de alferes, cargo que na época era distinto e excepcional.

Daí por diante, por espaço de 17 anos Canabarro passou a viver em guerras, onde sempre demonstrou coragem e bravura ímpar. Tomou parte da batalha de Ituazinho, onde lutou contra os cavaleiro de Lavaleja, pela independência do Uruguai. Em seguida voltou as atividades agrárias até a data de 11 de setembro de 1835, quando Antônio Neto estendeu a proclamação da liberdade à Província de São Pedro do Sul.
Foi um dos chefes assumindo o comando do exército revoltoso até 1845, na epopéia de bravura e sangue que a História exalta sob o nome de Farrapos como foi essa guerra que formou a República Riograndense.
Novamente perseguido, Canabarro empunhava armas, saindo para o campo de combate, onde em Herval desbarata as forças de Silva Tavares, combatendo depois ao lado de Garibaldi.
O sucesso da vitória de Aranguá para as forças Farroupilhas finda com a trágica retirada provocada pelos soldados do general Soares de Andréa e na terrível investida do exército de Caxias. Estava então Canabarro no alto do posto de chefe.
Neste cargo, enfrentou os combates de ponche Verde e Porongos, a sua Waterloo.
Derrotado conseguiu uma paz honrosa, permanecendo em seus postos todos os oficiais revolucionários.
Fez a campanha Platina de 1851 a 1852 contra Oribe e Rosas e dirigiu as operações contra o exército paraguaio na fronteira do Uruguai, até a chegada do general aPorto Alegre, recebendo a condecoração de Caxias de coronel comandante da 4ª divisão da campanha.
Com seu nome incluso entre os mais bravos da Pátria, faleceu na sua estância de Sant Ana do Livramento em 12 de outubro de 1867