Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
24/01/2023 Secretaria de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

SAÚDE MENTAL, DO QUE ESTAMOS FALANDO?

Janeiro é o mês da promoção da saúde mental

Saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito como "um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade".

Assim, a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida, é saber que o ser humano tem limites, que tem emoções e como ele lida com os seus próprios desejos, capacidades e ambições.

Com isso, falar de saúde mental abrange a promoção de saúde, ou seja, é ter espaço para falarmos da nossa subjetividade, das nossas emoções e sentimentos; é avaliarmos nosso propósito de vida; é conseguir observar e lidar com o desenvolvimento das diversas áreas da nossa vida, o que inclui não apenas saúde física, mas também relacionamentos interpessoais, espiritualidade, hobbies, profissão, contribuição social, desenvolvimento intelectual, entre outras.

Saiba mais em: www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/huol-ufrn/saude/coronavirus-covid-19/procedimentos/CartilhaJaneiroBranco.pdf

Autora: Patricia Cavalcanti Ribeiro - Psiquiatra e Coordenadora do Ambulatório de estresse e trauma no Huol

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé