22/09/2021 Secretaria de Saúde

SAMU DE DAVID CANABARRO COMEMOROU 11 ANOS

A base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de David Canabarro completou, no dia 9 de agosto, 11 anos de atividade.

Para comemorar a data, no dia 16 de setembro, foi realizada uma confraternização, que contou com a participação dos profissionais do serviço, do Secretário Municipal de Saúde, Ederson Fratta, e do prefeito Lauro Benedetti, que salientou a importância do SAMU para a região. “A equipe é qualificada e está sempre empenhada em realizar um serviço de qualidade e com agilidade”, enfatiza.
A base canabarrense também atende os municípios de Ciríaco, Muliterno e Vanini. Buscando sempre um atendimento de excelência à população, a equipe, que é formada por seis técnicos, seis motoristas e uma enfermeira responsável técnica, possui diversos cursos e treinamentos. “Durante estes 11 anos, foram realizados diversos atendimentos e temos a certeza de que muitas vidas foram salvas devido ao pronto atendimento do SAMU”, avalia a enfermeira Viviane Dagnese.
Ao acionar o SAMU pelo telefone 192, inicialmente, o munícipe fala com um atendente, que solicita informações como o motivo da chamada, o endereço completo e ponto de referência, a idade aproximada da vítima e o telefone de contato.
O serviço deve ser chamado em casos de emergências clínicas, como infarto, convulsão, trauma, queimadura, trabalho de parto, afogamento, acidentes com vítimas, choque elétrico severo e acidentes com produtos químicos, e em casos de tentativa de suicídio.