29/07/2021 Secretaria de Administração

PREFEITO LAURO PARTICIPOU DE INAUGURAÇÃO DE OBRA DO PROGRAMA ENERGIA FORTE NO CAMPO, NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

O prefeito Lauro Benedetti participou, nesta quarta-feira, dia 28, do ato de entrega de um conjunto de linhas de distribuição de energia elétrica na comunidade Nossa Senhora do Rosário, em David Canabarro. A obra foi realizada pela Coprel e faz parte do programa Energia Forte no Campo, iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
A rede de 7 quilômetros de extensão beneficiará famílias de produtores rurais com energia trifásica. O investimento foi de R$ 656.950,00, sendo R$ 320.182,03 pagos pela Coprel, R$ 139.682,69, pelos cooperantes, R$ 131.389,92, pelo Governo do Estado e R$ 65.694,96, pela Prefeitura de David Canabarro. O ato também contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Luiz Henrique Viana, do presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, do deputado estadual Paparico Bacchi, representando a presidência da Assembleia Legislativa, do deputado estadual Mateus Wesp, do deputado federal Lucas Redecker, de lideranças locais e regionais, das Soberanas do Município, Paola Deon Dalla Corte (Rainha) e Bruna Fabiana Tecchio (Princesa) e integrantes da comunidade.
Na oportunidade, o prefeito Lauro falou sobre a importância da parceria para a realização da obra e do benefício da energia forte na propriedade. “A energia trifásica é muito importante para o desenvolvimento de nossas propriedades, pois possibilita criar alternativas de renda, mantendo o agricultor na atividade. Hoje, 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros vêm da agricultura familiar”, disse. O prefeito também parabenizou as famílias beneficiadas pelo Programa e afirmou que o Poder Público Municipal sempre será parceiro dos produtores canabarrenses na busca de melhorias. “Sempre acreditei na cooperação e, como gestor, procuramos realizar parcerias para continuar beneficiando a nossa comunidade”, finalizou.
Em seu pronunciamento, o governador Eduardo Leite ressaltou que energia forte garante que toda a capacidade produtiva de famílias que estão produzindo na zona rural possa virar efetivamente renda. “Muitas famílias encontram na limitação da capacidade energética um obstáculo para produzir mais. O programa vem nessa direção: uma parceria com as cooperativas, na qual o Estado entra com subsídios, para alavancar investimentos e viabilizar a instalação das redes, para que a energia que está dentro das propriedades seja atendida com energia forte para gerar riqueza. Faz muita diferença na vida das famílias e, sem dúvida, para o Estado todo”, explicou.
Em nome da comunidade, o produtor Ronaldo Moreschi agradeceu a todos os envolvidos nesta importante obra. No final, o governador foi agraciado com uma cesta contendo produtos coloniais, oferecida pelos agricultores familiares da localidade.