08/08/2022 Secretaria de Saúde

INAUGURADO ESPAÇO PARA ATENDIMENTOS EM SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO

Ato aconteceu na Casa da Cultura Domingos Bresolin

A saúde mental ganha cada vez mais espaço na rede pública de David Canabarro. Em cerimônia na tarde da última quarta-feira (3), foi entregue oficialmente a sede da Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT), que está localizada na Casa da Cultura Domingos Bresolin.

A adequação do local possibilitou a criação de duas salas de atendimento clínico, uma sala de espera, uma sala de reuniões e um banheiro, ambientes que foram revitalizados para melhor atender os pacientes. A equipe de atendimento é composta pelo Dr. Leonardo Bertolazi, clínico geral e psiquiatra, pela assistente social Luciane Ferrareze Leal e pela psicóloga Aline Rottini.

O programa terá um custo mensal de R$ 14 mil com profissionais e manutenção, sendo R$ 12 mil pagos pelo Ministério da Saúde e R$ 2 mil, pela Prefeitura. O objetivo é ampliar e articular a atenção integral às pessoas que necessitam de cuidados em saúde mental, em caráter multiprofissional. “Acreditamos, quanto equipe de saúde mental, no potencial de cada pessoa. Nisso, se fundamenta um trabalho que considera todos os aspectos da vida do sujeito, tanto biológicos e sociais quanto psicológicos, pois somos a soma do todo”, destacou a psicóloga Aline, representando a equipe.

Em seu pronunciamento, o prefeito Lauro agradeceu o empenho de todos para a concretização do programa. “É um momento de alegria, por sermos pioneiros na região, e nós somos sempre de ouvir muito as lideranças, as bases. Quem participou das várias conferências de saúde que nós fizemos aqui sabe que apareciam sugestões de pessoas do interior que tinham dificuldade de atendimento nesta área. A partir de agora, então, estamos habilitados para atender a comunidade através da AMENT”, afirmou.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Ederson Fratta, o município ainda não está recebendo o recurso de custeio por parte do Governo Federal, quem está pagando as despesas é a Prefeitura, que também investiu mais de R$ 35 mil na construção do ambiente de atendimento. “Hoje, damos um passo muito importante no cuidado da saúde mental dos canabarreses. Temos quatro psicólogos e mais um psiquiatra atendendo na UBS. Com a AMENT, passamos a ter mais três profissionais destinados para a área. Em 56 anos, nunca foi investido tanto em saúde mental”, destacou.

O ato de inauguração, que contou com benção do Padre Edí Fávero, foi acompanhado por autoridades municipais, representantes d