09/08/2023 Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

FINALIZADA A CONSTRUÇÃO DOS AÇUDES DO PROGRAMA AVANÇAR

Sete produtores rurais foram contemplados

No final do mês de julho, foram finalizados os serviços de construção de açudes para reservação de água em David Canabarro através do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga + RS, da Secretaria da Agricultura do Estado.

O programa, na modalidade açudes, tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reservação para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Rio Grande do Sul.

Através do Avançar, o Estado repassou ao município recursos para construção dos reservatórios. A Administração Municipal fez a contratação da empresa e a liberação ambiental e a Emater/RS-Ascar, a realização dos projetos e acompanhamento das obras.

Em David Canabarro, sete produtores foram contemplados, e as obras atenderão a demanda hídrica para as mais diversas atividades agropecuárias, desde a produção de grãos até a fruticultura, demonstrado a diversificação do município.

Durante todo o processo, a Secretaria Municipal da Agricultura e a Emater/RS acompanharam o desenvolvimento do programa para a efetiva utilização do recurso.