19/10/2021 Secretaria de Saúde

ENTREGUE PREMIAÇÃO AOS VENCEDORES DA AÇÃO VOLUNTÁRIA PARA COMPRA DO BTI

A Secretaria Municipal de Saúde entregou a premiação aos ganhadores da Ação Voluntária para aquisição de BTI, produto utilizado para controle do borrachudo.

Ao custo de R$ 135,00/litro, foram comprados 300 litros do larvicida. O valor total foi de R$ 40.500,00, sendo que R$ 10.000,00 foram custeados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, R$ 11.180,00, pela Ação Voluntária (1.118 números de rifas vendidos) e R$ 19.320,00, pela Secretaria Municipal de Saúde.
Confira abaixo os vencedores:
1° Prêmio - Garrafa térmica (doação das Lojas Benoit): Ivanete Borin;
2° Prêmio - Jogo de prato (doação do Mercado Agropecuário Santa Clara): Adriana Bianchini;
3° Prêmio - Kit de jarra e copos (doação das Lojas Becker): Marcia Biancheti dos Santos.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ederson Fratta, o controle do borrachudo sempre foi um anseio dos munícipes e somente se tornou possível com o empenho e dedicação de todos. “Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos nesta ação, especialmente à equipe organizadora do projeto, que é composta por membros da Secretaria de Saúde, do Departamento de Meio Ambiente, da Emater e da Secretaria de Obras, aos agentes de saúde, que muito colaboraram com a divulgação e com a venda de números à população, aos aplicadores, que se dispuseram a realizar a aplicação do BTI em suas comunidades e na cidade, e às empresas parceiras, que doaram os brindes para o sorteio”, afirma.
A primeira aplicação do BTI desde ano está agendada para o dia 20 de outubro, quarta-feira. Lembrando que a utilização do larvicida é apenas uma das formas de controle. Para evitar a proliferação dos borrachudos, também é preciso:
- evitar o desmatamento e realizar a recomposição da mata ciliar;
- preservar os predadores do mosquito;
- não contaminar a água com poluição doméstica e com agrotóxicos;
- destinar de maneira correta os dejetos de animais;
- instalar banheiros com fossa séptica e sumidouros para evitar contaminação dos córregos.
Mais informações no Posto de Saúde, com a Vigilância Ambiental, ou pelo fone (54) 3351-1201.