Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
14/04/2021 Secretaria de Administração
COMPARTILHAR NOTÍCIA

ENTENDA COMO FUNCIONA A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Você sabia que, desde 01/10/2019, a carteira de trabalho física não é mais emitida? A partir desta data, toda nova carteira emitida é digital e as empresas são obrigadas a fazer a contratação dos colaboradores por meio do eSocial.

Você sabia que, desde 01/10/2019, a carteira de trabalho física não é mais emitida? A partir desta data, toda nova carteira emitida é digital e as empresas são obrigadas a fazer a contratação dos colaboradores por meio do eSocial, um programa do Governo que torna desnecessárias as antigas anotações feitas no documento físico.

Para fazer o download do documento em seu celular, o trabalhador deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que é gratuito, na loja virtual de seu aparelho (Play Store ou App Store), e criar um login e senha, lembrando que o número da inscrição será o mesmo do CPF. Através do aplicativo, será possível fazer o acompanhamento de vínculos de trabalho. Para quem ainda não possui carteira assinada, constarão apenas os dados pessoais.
Com a carteira de trabalho digital, os trabalhadores têm o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta.

Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo, e o cidadão passa a ser mais um agente fiscalizador de todo o processo, podendo verificar se a empresa informou o vínculo e forneceu corretamente as informações nos sistemas de governo. É importante salientar que, diferente da carteira de trabalho física, o documento digital não serve como identificação civil.

As empresas que não possuem o eSocial devem fornecer uma Declaração de que ainda não tem obrigatoriedade para aderir a esse sistema e enviá-la junto ao trabalhador para que seja encaminhada a confecção da carteira física. Quem já tem o documento de trabalho físico preenchido deve guardá-lo para fins de eventual comprovação futura.

Mais informações pelo fone (54) 3351-1214, com Laura Girardello, na Prefeitura de David Canabarro.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé