Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
22/11/2022 Secretaria de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

AMENT ABRAÇA A CAUSA DO NOVEMBRO AZUL

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

Durante o mês de novembro, a campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, e o número de vítimas é maior a partir dos 50 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
 
FATORES DE RISCO
Um dos fatores de risco apontados pelo Inca é o avanço da idade. No Brasil, nove a cada dez homens diagnosticados têm mais de 55 anos. Outro é o histórico familiar. Homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco. O tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, a alimentação não saudável, o sobrepeso e a obesidade também podem contribuir para desenvolvimento da doença.
 
SINTOMAS
Entre os sintomas mais comuns que devem acender o sinal de alerta estão a dificuldade e a demora em começar e terminar de urinar, a presença de sangue na urina, a diminuição do jato e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
 
PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Adotar hábitos saudáveis, como na alimentação, praticar atividade física, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas são algumas das recomendações do Inca para a prevenção. Existem exames iniciais feitos para investigar sinais da doença. Para tanto, é necessário procurar orientação médica. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A equipe AMENT (Atenção Especializada em Saúde Mental) ressalta a importância da prevenção e do cuidado com a saúde física e mental, pois, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura.
 
Fonte: Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Atualizado em 31/10/2022.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé