Somente nos últimos três meses deste ano de 2017, os recursos que chegarão até os cofres da Prefeitura Municipal de David Canabarro terão uma diminuição de aproximadamente 500 mil reais em comparação com o que estava previsto. Todos sabemos que, assim como acontece em uma casa, no setor público também é preciso ser feito um planejamento dos investimentos que serão realizados ao longo do ano e isto acontece baseado na previsão de arrecadação que se tem. Quando esta previsão não se confirma é necessário que o gestor público busque outras soluções para contornar a dificuldade. É o que acontece em David Canabarro, desde o primeiro mandato, em 2013 do prefeito Marcos A. Oro e do Vice Prefeito Lauro A. Benedetti, que buscam manter o controle dos gastos, o equilíbrio financeiro e também recursos extras para realizar os investimentos necessários, pois se dependesse somente do recurso que o município recebe mensalmente através dos repasses dos governos Estadual e Federal, certamente qualquer obra ou investimento ficariam somente no sonho, tendo em vista de que o repasse anual praticamente não recebe reajuste a 8 anos ou mais e tudo aquilo que é necessário para trabalhar sobe a cada curto período de tempo, como os salários, combustíveis, materiais de construção, etc. Pensando nisso, a Administração Municipal de David Canabarro sempre buscou estes recursos nas esferas Estadual e Federal, com Deputados, Senadores e Ministros, justamente por conta disto é que várias obras puderam ser realizadas. Somente neste ano, foram investidos 270 mil reais em um terreno de 22 mil m2 para a construção do novo cemitério municipal, também foi adquirido um outro terreno de 33 mil m2, pelo valor de 525 mil reais para ser utilizado como área de cultura e lazer, ambos pagos com recursos livres, sendo possível graças a uma gestão eficiente. Também foram adquiridos neste ano, um trator, ônibus, britador, vassoura recolhedora e dois veículos, somando mais aproximadamente 800 mil reais de investimentos. Foram feitas ainda várias quadras de calçamentos novos e reformas, reforma total dos banheiros da Praça 35, pontes construídas e reformadas, 355 toneladas de calcário distribuídas. Isto sem contar é claro aqueles serviços de rotina na Agricultura, Educação, Esporte, Cultura, Saúde e Assistência Social, somente na Unidade Básica de Saúde foram mais de 2 milhões e 300 mil comprimidos distribuídos gratuitamente até o momento.
Tudo isto é possível, mesmo em época de vacas magras, pois os gestores estão sempre muito atentos ao que está acontecendo a sua volta, seja na economia ou na política a nível nacional, o turno único adotado recentemente é uma das alternativas para contenção de despesas, assim como outras medidas que somam-se a esta iniciativa. A busca de recursos é feita de maneira continuada, como foi o caso da última semana, aonde o Vice-Prefeito Lauro A. Benedetti esteve em Brasília em um evento organizado pela CNM(Confederação Nacional dos Municípios) em busca de recursos para todos os municípios brasileiros, o que resultou em aproximadamente 160 mil reais a mais para David Canabarro neste final de ano, recurso que certamente será fundamental para os gastos deste período em que a folha de pagamento fica maior em função do décimo terceiro salário do funcionalismo público. Também para o futuro próximo teremos o asfaltamento de mais 11 quadras no centro do município, fruto de emendas conseguidas através do trabalho insistente da Administração Municipal, pois Deputados e Senadores tem o poder de destinar estes recursos a qualquer município do país, cabe aos gestores serem eficientes em demonstrar as demandas municipais, assim como vem sendo feito de maneira muito positiva em David Canabarro.

z_Visitas_Capital_-_Secretaria_de_Saúde_-_Partos.jpg